Uso da cor em Visual Merchandising

Você já deve ter ouvido dizer que cor atrai. Este é um argumento universal quando se lida com moda e inclusive  na venda de bolsas, barracas e embalagens. Quando os designers de produtos “duros”, ou “macios” desenvolvem suas linhas de produtos, preparam cartelas de cores para garantir que escolham a combinação certa de cores, nos tons e sub-tons certos. 

Os varejistas também devem ter este mesmo tipo de cuidado em relação a cores e como elas são representadas em suas lojas.Existem 3 grupos (ou famílias) básicos de cores: brilhantes, pastel e neutras. Brilhantes são cores fortes, ou saturadas, como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Pastel são as cores suaves (na verdade as cores brilhantes com graus variados de branco adicionado). Exemplos: rosa, pêssego, amarelo-claro, verde-água, azul claro e lilás. Neutras são as cores básicas que combinam com os dois grupos e incluem branco,creme, khaki, verde-oliva, cinza e preto. 

Brilhantes e pastel não se misturam. As brilhantes farão as cores suaves parecerem desbotadas e até mesmo sujas. Daí porque em lojas as roupas de cores brilhantes devem ficar numa seção e as pastel em outra. 

Existe uma ordem de cores para exposição de roupas em lojas que é a seguinte: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Comece com os tons de vermelho à esquerda e vá colocando as roupas na sequência das cores em direção à direita, terminando com os tons de violeta.Quando se tratar de roupas em tons pastel, use a mesma ordem. As cores neutras devem ser penduradas com as cores mais claras à esquerda, passando para as mais escuras à direita. 

As diferenças físicas entre homens e mulheres influenciam onde os produtos devem ser colocados . Você deve ter ouvido um milhão de vezes para colocar suas mercadorias ao nível dos olhos.

Mas ao nível dos olhos de quem? 

A média da altura dos olhos das mulheres é 1,50m a partir do chão, enquanto que dos homens é 1,65. Portanto a pergunta permanece: qual a melhor altura? 

Em média as pessoas notam os produtos quando estão a uma distância de 1,20m do display.Também está provado que o melhor ângulo de visão é 15% abaixo da linha horizontal. Conseqüentemente, a altura média ideal é de 1,29m a 1,34m a partir do chão.Este é o espaço mais eficaz para estocar e expôr produtos,usualmente chamado de “zona de impacto”. 

A zona de impacto inclui o ângulo de visão médio e vai de  91cm. a 1,82m do chão. É nesta zona que devem ser colocados os produtos que se quer que sejam notados primeiro. Devem ser produtos de lançamento, de nova estação, artigos em promoção ou itens específicos que possuem uma vida curta. 

A área acina da “zona de impacto” é chamada de “top zona” e fica a 1,82m do chão, ou mais alto. Os produtos colocados nesta zona não serão notados primeiro, mas depois que os consumidores notarem o que está mais abaixo, seus olhos se moverão nesta direção. É um excelente lugar para estocar artigos extras do que está sendo mostrado abaixo, ou produtos que se complementem. 

A “zona inferior” fica abaixo de 91cm e é a última área notada pelo consumidor. É o lugar ideal para estocar itens que são vendidos em quantidades, ou estocar artigos que estão sendo mostrados em outros lugares da loja. 

2 Responses to “Uso da cor em Visual Merchandising”

  1. HondaCivic20 f Says:

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  2. gkracka187l Says:

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