Sete pontos essenciais para o crescimento de sua empresa

Sua capacidade de pensar, analisar e decidir são os fatores determinantes de sua lucratividade. Para “afiar” esta habilidade, existem sete princípios básicos que são relevantes em qualquer estágio do ciclo de vida de sua empresa.

Cada vez que sentir-se insatisfeito com os resultados de sua empresa, reveja estes princípios.

1. O produto (ou serviço) deve satisfazer uma necessidade imediata do cliente.

O primeiro princípio a ser considerado quando selecionar um novo produto ou serviço é determinar se realmente existe uma necessidade genuína para este tipo de produto/serviço naquele momento específico. Um produto ou serviço novo tem que ser a solução para algum tipo de problema dos consumidores (os serviços que informam se um cheque é “bom”, por exemplo, resolveram um grande problema enfrentado pelos comerciantes), ou tem que , de alguma forma, melhorar a qualidade de vida , ou o trabalho, de seu consumidor.

2. Oferecer qualidade a preço justo.

O segundo princípio fundamental para que uma empresa tenha sucesso com um novo produto ou serviço é que tenha qualidade e preço justo. Se fôr concorrer com outros similares já existentes no mercado, deve ter um ou mais diferenciais que o tornem único, diferente e superior a tudo o que já existe no mercado. Se não fôr assim, por quê o consumidor vai trocar o que já conhece pelo seu?

Este ponto de exclusividade é crítico no sucesso de um negócio. Nenhum produto ou serviço poderá ter sucesso se não fôr “único”, diferente e superior aos que competem com ele. Acredite: não existe chance de sucesso para um produto que seja “mais um” igual a vários e cujo único diferencial seja que VOCÊ o está vendendo.

A estratégia mais segura é começar com um produto que já seja aceito, que já tenha um grande mercado consumidor e então encontrar uma maneira de diferenciá-lo. Entrega mais rápida, qualidade superior, preço mais baixo. Ao invés de começar do zero inventando um novo produto ou serviço, comece com algo que o mercado já esteja usando e descubra uma maneira de torná-lo tão atraente que os consumidores passem a desejar apenas o seu.

3. Seja cuidadoso com seu dinheiro

O terceiro princípio determinante do sucesso de uma empresa é controle financeiro “apertado” e um bom orçamento. Empresas de sucesso desde o começo investem em sistemas de contabilidade avançados e registram cuidadosamente cada centavo gasto. E tem que existir uma razão muito especial para que saiam do orçamento definido no início do ano fiscal.

Mesmo as grandes empresas, as multi-nacionais – aquelas que faturam bilhões e bilhões de dólares por ano – são extremamente cuidadosas com os gastos. Estão constantemente procurando onde podem cortar custos sem prejudicar o nível de qualidade. Os “supérfluos” são constantemente cortados.

4. Capital de giro é essencial.

Especialmente no caso de pequena empresa você deve agarrar-se ao seu dinheiro como um náufrago agarra-se a um colete salva-vidas.Dinheiro é o sangue que mantém viva a empresa. Capital de giro é uma medida essencial do sucesso de uma empresa. Todos os empresários de sucesso instalam sistemas de controle financeiro e monitoram-nos todos os dias – as vezes várias vezes por dia. Consideram cada gasto detalhadamente e fazem todo tipo de análise para ver se este gasto é realmente necessário. Trabalham sempre com orçamentos que são revistos mensalmente, ou mesmo semanalmente.

A regra básica para ser um empresário de sucesso é simples: apenas gaste dinheiro para ganhar dinheiro.

Nos negócios existem apenas duas categorias : ganho e despesa. “Se não fôr ganho, é despesa”.

5. Poupe seu dinheiro cuidadosamente.

Uma regra fundamental para o sucesso de uma empresa é “frugalidade, frugalidade,frugalidade”.

Nos Estados Unidos, onde morei por 10 anos é muito comum casos de bilionários que começaram seus negócios do nada e que ainda hoje, apesar das fortunas que possuem, ainda levam seu almoço para o escritório. No Brasil o primeiro ganho de dinheiro expressivo por um empresário vai para um carro que mostre seu novo status.

Basta olhar para os dois países e ver qual deles está certo.

O fundador da Wal-Mart, Sam Walton, quando já valia mais de 25 bilhões de dólares, ainda dirigia sua velha camionete para ir e voltar do trabalho. Ouvi dizer que Antonio Ermirio faz o mesmo.

Isto traduz uma estratégia de marketing que permeia e motiva a empresa inteira: todo mundo só pensa o dia inteiro em satisfazer o cliente e não em suas próprias necessidades.

6. Maximize seu Marketing.

Talvez este seja o principal princípio para o sucesso de uma empresa: transformar sua empresa inteira num departamento de vendas. Fazer com que todos pensem o dia inteiro em vender e satisfazer os clientes.

Qual o propósito de uma empresa? Muita gente responde : “Gerar lucro.” Mas esta não é a resposta correta. O propósito de uma empresa é “criar e manter um cliente”. O lucro é o resultado de criar e manter , com um custo efetivo, clientes em número suficiente. Toda a ênfase do negócio deve estar em criar e manter clientes.

7. Vender é a principal atividade de uma empresa.

A chave do sucesso nos negócios é muito simples. A empresa tem que vender, vender, vender.

A principal habilidade que você deve desenvolver para obter sucesso na sua área é a habilidade de vender seu prodduto ou serviço e vender você mesmo.

Na verdade, a habilidade de vender é a principal chave de sucesso nos negócios. Com raras exceções todos os grandes negócios de sucesso começam com uma pessoa tão apaixonada por seu produto ou serviço, que não vê a hora de vendê-lo para outros. Gosta tanto do que tem que só quer falar sobre isto com todo mundo, fica ávido para conhecer mais gente, fazer mais contatos.

Entretanto, onde não existe habilidade para vendas, até mesmo o mais fantástico produto, com o preço mais incrível, vai falhar.

One Response to “Sete pontos essenciais para o crescimento de sua empresa”

  1. jose evangelista dos santos Says:

    obrigado por esta orientação muito inportante sempre ser orientado se dezemvove ok vou segui suas orientação

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