Como escolher um nome vencedor para a sua empresa

O que é, na verdade, um nome vencedor? Um nome que por si só atrai negócios.

Criar um nome vencedor exige muito pensar, muito tempo, muito exercício mental e , acima de tudo, muita criatividade. Mas é um dos fatores mais importantes no processo de iniciar um negócio. Começar um negócio com um nome fraco pode ser como jogar golfe com apenas um taco no saco. Você pode até acertar alguns buracos, mas vai ser muito mais difícil .

Como criar um nome vencedor, então, você deve estar-se perguntando. Junte sua família, seus amigos, as pessoas que pensa levar para sua empresa, potenciais clientes e faça um “brainstorming” (uma “tempestade cerebral”, onde tudo é válido) seguindo estas regras básicas:

1. Um nome vencedor tem que ser memorável, fácil de lembrar.

Parece óbvio, mas seus clientes têm que conseguir lembrar o nome de sua empresa. Mas também têm que conseguir encontrá-lo facilmente se precisarem procurá-lo numa lista telefônica, ou na Internet. Portanto, escolher um nome como “Xanamó”, por exemplo, é uma péssima idéia. Pode ser diferente, mas na hora de soletrar será um desastre.

2. Um nome vencedor precisa ter um elemento gráfico.

O que vem à sua mente quando você lê “Xanamó”? Qualquer coisa? A maioria das pessoas não visualiza nada quando ouve este nome que inventei. Mas normalmente nosso cérebro está programado para “ver” imagens quando lemos, ou ouvimos uma palavra. Incorporar um elemento visual ao nome de sua empresa pode ser uma ajuda poderosa para fixá-lo na memória de seus clientes e também funcionar como uma ferramenta de propaganda.

3. Um nome vencedor tem que ter uma conotação positiva

Muitas palavras têm denominação (semântica), que se traduz por sentido literal, e conotação, que representa o sentido emocional. A conotação de uma palavra pode ser positiva, negativa, ou neutra, dependendo das associações emocionais que as pessoas fizerem. Um exemplo clássico está entre a diferença que existe entre as palavras “Mamãe”(que tem uma conotação positiva) e “Mãe” (que tem uma conotação neutra).

O que soa melhor: a torta da mamãe, ou a torta da mãe?

Traduzindo para a escolha do nome de uma empresa, isto significa que ao criar o nome você deve escolher palavras que tenham as conotações positivas que você deseja ver associadas à sua empresa.

Se você estiver começando um negócio de cargas, por exemplo, você nào vai querer um nome como “Pássaro Azul”, que denota fragilidade. Você vai querer um nome que traduza confiança, força. E que visualmente transmita esta idéia.

4. Um nome vencedor precisa incluir informação sobre o que sua empresa faz.

É pouco provável que seu novo negócio venha a transformar-se numa marca internacional e certamente não será instantâneamente reconhecido como a Nike, por exemplo. Portanto você vai precisar incluir no nome pelo menos alguma dica do que faz.

É por isto que se vê tantas empresas de jardinagem que acrescentam “paisagismo” ao nome, ou cabelereiros que escrevem “salão de beleza” depois da marca.

Incluir informações sobre o que sua empresa faz também facilita sua localização em listas telefônicas, diretórios, etc.

5. Um nome vencedor tem que ser curto.

Isto é vital para que seus clientes memorizem o nome de sua empresa e possam repassá-lo a outras pessoas. Mas também é importante para uso promocional. Você vai querer um nome que fique bem num cartão de visitas, num letreiro sobre a loja, num anúncio e até mesmo como um nome de website, mesmo que no começo você não tenha um.

Uma última dica: pense em cores quando estiver escolhendo um nome. As cores serão um elemento importante de seu logotipo e todo o seu material promocional, incluindo seu website e cores têm um forte apelo emocional, também. Vermelho, por exemplo, está associado com agressividade, rapidez, paixão, enquanto que verde é associado com calma, natureza, crescimento, renovação.

E uma última recomendação: escolha pelo menos três nomes vencedores, pois na hora de fazer o registro, com certeza um deles ,( ou dois -senão os três) já estará tomado.

Você que já tem uma empresa, tem um nome vencedor? Parabéns, pois você conviverá com ele por muito tempo e, com certeza, atrairá muitos novos clientes.

51 Responses to “Como escolher um nome vencedor para a sua empresa”

  1. Natália Says:

    Cabeleireira

  2. Leandro Says:

    Excelentes dicas. Ajuda bastante a filtrar aquela montanha de nome que sai num brainstorm.

  3. ynoa Says:

    Olá.
    Me chamo ynoa e estou abrindo uma empresa no ramo de informatica, mas ainda nãO decidi que nome colocar. Pensei em global net ou Gnet. será que voces podem me dar algumas dicas?? OBRIGADO

  4. anderson Says:

    olá,
    mi chamo anderson e estou montando uma loja de paisagismo ,jardinagen projetos e execuçoes de reflorestamentos ,mas ainda nao decidi qui nome escolher ,pensei em moinho holandes ,ou moinho paisagismo.sera qui vcs poderiam mi dar algumas dicas

  5. luis carlos Says:

    estou querendo escolher um nome para minha empresa de bonés mais nãom estou conseguindo um nome legal.

  6. sonia Says:

    meu esposa esta abrindo uma trasportadora e esta dificil de encontrar um nome legal gostaria de sua ajuda obrigada?

  7. Wilson Paiva Says:

    Olá,
    Estou tentando abrir uma oficina de manutenção e venda de peças para motocicletas

  8. Wilson Paiva Says:

    Boa tarde,
    Estou querendo sugestões para um nome de um negocio de manutenção e venda de peças para motocicletas, se alguem tiver nomes sugestivos por favor enviem para o meu e-mail.

  9. marcio linhares Says:

    ola estou abrindo uma empresa de aplicaçao de pelicula em casas e apartamento e lojas, so nao pretendo trabalha com carros seraq voce tem uma idea pra mim…

    obrigado

    Marcio Linhares

  10. Daiani Timm Says:

    Olá pretendo abrir uma empresa no ramo de construção (ferragem) juntamente com um bazar. Estou tendo dificuldades em escolher um nome poderiam me ajudar???

  11. leandro Says:

    olá estou querendo mudar minha loja de um shopng para o bairro e quero mudar o nome de minha loja que vende roupas masculino e femenino será que vc tem alguma dica de nome ? obrigado

  12. jaime borges Says:

    ola. esto abrindo uma pequena fabrica de salgado. mais não esto muinto espirado .para obiter um nome legal . todos nome que vi em minha mente não tems..entido alguen. pode me ajudar a dar nome a esta fabrica. desde já muinto obrigado

  13. Leila Peres Says:

    Estou montando uma empresa de eventos e gostaria de sugestões.
    Obrigada

  14. carlos roberto Says:

    Eu estou construindo uma academia …
    so que eu estou numa dificuldade grande de qual nome ideal..

  15. Beatriz Says:

    Minha mãe vai montar um cabeleleiro no andar de cima de minha casa , nao sei o nome que podemos dar a ele . Por gentileza poderiam me dar mais dicas?

  16. Claudia Says:

    Olá!
    Eu e meu marido, estamos abrindo uma empresa voltada
    para o ramo de tecnologia em sistemas de CFTV (Cameras) com visualização pela internet em tempo real (de qualquer lugar do mundo)
    e Alarmes de ultima geração.
    Temos muitas dúvidas em relação ao nome, poderia nos dar alguns dicas?

    Obrigada!

  17. vanessa e claudia Says:

    oi somos socias e temos uma confecçao (oficina de costura na verdade)mas nao sabemos que nome escolher prescisamos de ajuda …para divulgaçao obrigada

  18. Inez Rossi Says:

    Estou abrindo uma loja de roupas feminina plus size.
    Mas não consigo encontrar um nome para minha loja.Poderia me ajudar?

  19. Cintia Says:

    Boa tarde!!
    Tenho uma lojinha física de lingerie e sex shop virtual, pretendo expandir o negócio, mais gostaria de uma ajuda. Gostaria de saber se o nome Safadinha’s Lingerie é um nome muito forte, pois onde moro é uma cidade pequena, ou seja interior, pois estou com essa enorme dúvida, se vc poder me ajudar ficarei agradecida.

    Mais uma vez obrigada!!

    Cíntia Aredes

  20. cristiano lessmann Says:

    quero fazer cartao de visitas. fotografos cristiano e juliana
    se tiver um n ome jugestivo agradeceri muito
    a quanto voce cobra pelas ideias?
    desde ja fica registrado meu abraço

  21. Karla Bezerra Says:

    Olá,
    Estou abrindo uma imobiliária em sociedade com meu esposo, mas estamos com muita dificuldade em definir o melhor nome para a empresa, será que vocês tem alguma sugestão
    Grata!

  22. jljlajlajlajjj Says:

    Karla uma sugestão Imobiliaria “o Vento Levou”

  23. joão alberto facin Scaramussa Says:

    Boa Tarde amigo estou montando uma loja de Bazar e confecçoes e gostaria de uma sugestão.

    Desde de ja agradeço a atenção recebida

  24. marcela Says:

    OLA ME CHAMO MARCELA ESTOU ABRINDO UM SALAO DE CABELEREIRO MAS NAO SEI QUE NOME COLOCAR PRECISO URGENTE DE UMA SUGESTAO QUERO UM NOME DE SUCESSO ME AJUDEM

  25. Geni Caixeta Says:

    Gostaria de um nome sugestivo para cesta de café da manhã.

  26. flavia Says:

    ola ,faço produtos de banho ,sabonetes,etc o nome de minha empresa é FLART EXCLUSIVIDADES ARTESANAIS ,agora tenho a necessidade de trocar o nome para atender uma loja com agua para lencoes, aromatizadores e meu outros produtos me de uma luz grata

  27. Jefferson Marfinati Says:

    Olá, meu nome é jefferson e eu estou montando uma loja de venda de roupas e asesórios, e eu não sei como dar um nome a esta loja gostaria de ajuda, agradeço desde já….

  28. Maria Dias Says:

    Olá,
    preciso encontrar um nome para minha empresa(em breve montarei uma empresa de artes florais).Escolhi Bem Me quer Bem me quer mas pelo visto é um nome grande…Ofertando flores tb…Vc poderia me ajudar?

    Abraços

    Maria Dias

  29. ana paula Says:

    estou abrindo um salao debeleza e nao sei que nome dar eu vo trabalhar com meu esposo!

  30. Thel Monaju Says:

    tenho um inédito projeto de franquia e procuro investidores.trata-se de um negócio comprovadamente sem concorrência,que todos prescisam para melhorar qualidade de vida.

  31. sonia Says:

    Quero abrir uma fabrica de “PANOS DE PRATO” e preciso de um nome, e não consigo encontrar. Por favor me ajude

    Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Natalia Rodrigues Says:

    Olá, me chamo Natalia e tenho apenas uma semana para resolver o nome da minha loja.Não consigo encontra nada sugestivo e atraente. Minha loja será de roupas femininas com um estilo mais sofisticado.Gostaria de algumas ideias.Obrigada!

  33. josineide/josiele Says:

    eu josi e minha irma josiele iremos abrir uma loja de celular e muito mais coisas variadas gostaria de uma opinão,para o nome da loja

  34. Cristiane Andrea de Jesus Says:

    Olá,
    Quero ampliar um negocio individual para sociedade, na área de prestação de serviços de limpeza domestica aps e residencias. Gostaria de um nome pequeno e sugestivo. tenho urgência na solicitação, agradeço a atenção

  35. Hospedagem de sites a partir de R$ 9,99/mês, alugue sua loja virtual, registramos seu dominio... Says:

    Hospedagem de sites a partir de R$ 9,99/mês, alugue sua loja virtual, registramos seu dominio……

    [...]Como escolher um nome vencedor para a sua empresa « Blog i9iM[...]…

  36. Manoel Says:

    ola, me chamo manoel, gostaria de ideia de um nome para montar uma empresa de convites de formatura, tenho muita urgência se puder me ajudar ficarei muito grato.

  37. LUZIA Says:

    Olá, estou abrindo uma empresa de limpeza residenciais e comerciais, e gostaria de um nome sugestivo por favor me ajuda.
    muito obrigada…

  38. PENHA CALMON Says:

    Olá. Temos uma oficina de artesanatos diversos e nossa maior demanda é a produção de forminhas de tecidos finos para doces. Somos todas voluntária de uma entidade beneficente que mantém uma creche de crianças carentes e a venda de nosso artesanato é que contribui com 30% dos gastos da creche. Queremos divulgar nosso trabalho através de site, facebook, cartões e pra isso queríamos um nome sugestivo e comercial para nosso artesanato. Podem nos ajudar? Obrigada

  39. Fabiana Cardoso Says:

    Bom dia , gostaria de um nome bem criativo , junto com meu noivo vamos colocar sons em festas , com fumaça e globo , então vamos fazer cartões p/ divulgar. Grata , F abiana.

  40. Renan Vignoli Says:

    Boa tarde, Gostaria de uma surgestão para o nome de uma Imobiliária e uma construtora e Escritório de Arquitetura! porfavor

  41. tres amigos Says:

    bom dia eu gostaria de saber uma logo pra uma empresa q estou montando . é uma loja pequena onde ira agregar de tudo ,um entre som ,alarme films bom ma real vai ser um autocenter. e gostaria de saber como eu poderia colocar um nome que chama se a atenção da população

  42. Stephânia Says:

    Boa noite, eu e uma amiga estamos montando uma loja de roupas femininas e bijouterias finas, poderiam nos ajudar com nomes vencedores? Muito obrigada!

  43. zaqueu Says:

    Boa tarde, preciso da sua ajuda pra mudar o nome fantasia da minha empresa. Temos uma loja de Móveis de escritório e vendemos também moveis escolares. vc pode me ajudar, muito obrigado.

  44. Lu Says:

    Tenho uma loja no elo7 e gostaria de trocar de nome ,arte alguma coisa,podem me ajudar?

  45. 19101973 Says:

    meu amigo vai coloca uma oficina de carro para ele e gostaria de um nome para essa oficina,mim ajude a concegui esse nome .Obrigado

  46. Nei Boeira Says:

    Ola,

    Estou abrindo 01 imobiliaria em Curitiba-PR, estamos com dificuldade em escolher o nome, poderia me orienmtar na escolha correta?

    Fico no Aguardo.

    Att,
    Nei Boeira

  47. Paulo Cruz Says:

    Na verdade, nem tudo isso é regra. Coca Cola, Reebok, Adidas, Pepsi… Tudo também conta com a sorte e um bom projeto de marketing.
    Não adianta nada se ter um belo nome, sugestivo e não ter divulgação e muito menos carisma.
    Palitos GINA não faz menção ao que se faz, porém conhecido nacionalmente.
    A Friboi, se não tivesse qualidade, seria uma negação.
    Um nome pode dizer muito sobre o produto, mas se não fechar o círculo com a qualidade e com o marketing bem elaborado… esquece.
    Sem falar no design por trás de tudo… tem que haver planejamento. Tanto semiótico quanto visual.

  48. Enoque Says:

    ola meu nome é Enoque meu apelido é china o meu sobre nome é Ramires como Tenho uma empresa cono posso coloca o nome da minha empresa.

  49. Valdecir Duarte Says:

    boa tarde
    meu nome é Duarte, estou abrindo um escritorio imobiliario
    voltado para venda rural,preciso de um nome sugestivo
    alguem pode me ajudar?
    duarte70.2008@gmail.com

  50. KARIME Says:

    ESTOU ABRINDO UMA LOJA DE PRODUTOS EROTICOS LANGERIE E ACESSORIOS COMO BOLSAS E BIJUTERIAS QUAL NOME COLOCO HELP

  51. Graciela Blacutt Miranda Says:

    estou por abrir uma agencia de cambio e turismo, necessito de um nome forte e que pegue no mercado, podem me ajudar.gracielamiranda@terra.com
    aguardo vossa resposta, moro em são paulo.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

